Notícias

Fentect pede aos Correios plano para minimizar os efeitos da exposição excessiva ao sol nos entregadores

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) mobiliza os Sindicatos da base para que haja diálogo com as superintendências estaduais dos Correios com objetivo de buscar a mudança do turno das entregas para o período da manhã.  A alteração do horário, em unidades que ainda não foram contempladas, está prevista na Cláusula 43 do acordo coletivo de trabalho (ACT).  De acordo com o novo normativo, as novas unidades devem ser analisadas por comissão composta por representantes da empresa e das federações.

A modificação busca, também, minimizar os efeitos da onda de calor provocada pelo El Niño, em que institutos de meteorologia e a própria imprensa apontaram para mudanças climáticas previstas, elevando a temperatura de forma drástica, entre setembro e outubro. A própria Fentect encaminhou documento para a estatal propondo “um plano contingencial”.

Segundo a solicitação, a estratégia é evitar acidentes, considerando que a exposição excessiva ao sol pode causar danos à “integridade física ou mesmo à vida humana”.

A proposta da Fentect colabora para a empresa, minimizando afastamentos de trabalhadores por doenças resultantes da exposição a temperaturas elevadas. A exposição ao sol em excesso pode causar danos que deixam sequelas.

O documento, que pedia urgência, foi encaminhado no dia 21 de setembro e a expectativa é que haja o atendimento.

Insolação

Segundo o Ministério da Saúde, os primeiros sinais de insolação são: dores de cabeça; tontura; náusea; pele quente e seca; pulso rápido; temperatura elevada; distúrbios visuais; confusão mental. Em casos mais graves, em que a permanência é continuada, a pessoa pode sofrer com a situação de respiração rápida e difícil; palidez (às vezes desmaio); convulsão; temperatura do corpo muito elevada; extremidades arroxeadas; fraqueza muscular; chegando até ao coma; e morte.


Desenvolvido por Agência Libre e ConsulteWeb