Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
29 de Agosto de 2018 às 19:55

TST marca assinatura de Acordo Coletivo para esta quinta-feira

Após muitos impasses e adiamentos injustificáveis por parte da ECT, a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2018/19) ficou agendada para esta quinta-feira (30/8), às 14h. A data ficou estabelecida no despacho encaminhado pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato de Lacerda Paiva. O documento chegou às federações nesta quarta-feira (29).

Durante a manhã de hoje, os Correios enviaram uma petição ao Tribunal pela qual manifestava o interesse em assinar o documento, mantendo o que foi aprovado nas assembleias realizadas em todo o país no último dia 14. No dia 21, as partes compareceram ao TST para assinar o ACT, no entanto, em cima da hora, a direção dos Correios resolveu não oficializar a proposta do ministro, com uma nova manobra baseada em alteração no texto.

Ainda esta semana, os trabalhadores foram surpreendidos com a retirada dos contracheques da rede e o não pagamento dos valores referentes ao reajuste. A FENTECT repudia a atitude da empresa, que vai contra tudo o que tem sido pregado na internet para a categoria. A ECT, que criticou os sindicatos e disse estar pronta para assinar o Acordo, usou de estratégias para frustrar os empregados nos últimos dias.

Por tudo isso, a federação exige o pagamento do valor referente ao reajuste na folha deste mês ou em folha suplementar até o dia 5 de setembro. No Informe 016 do Comando Nacional de Mobilização e Negociação, os representantes reforçam o compromisso de seguir o que foi acertado nas assembleias regionais, negando a assinatura de qualquer acordo que retire direitos.

Caso haja mais uma recusa da ECT em assinar o ACT 2018/19, a federação se coloca em posição de mobilização para deflagrar uma grande greve. A orientação do Comando é para que os sindicatos fiquem atentos aos desdobramentos da campanha salarial, para evitar um golpe por parte da empresa.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br