Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
22 de Agosto de 2018 às 09:00

Sem consenso, Acordo Coletivo de Trabalho dos ecetistas deixa de ser assinado

O encontro entre a direção dos Correios e as federações para assinar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2018/2019) foi frustrado. As partes se encontraram nessa terça-feira (21) no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, a pedido do ministro vice-presidente, o Ministro Renato de Lacerda Paiva. Após a decisão em assembleias pela manutenção do atual texto do ACT, a expectativa era que o acordo fosse oficializado, o que não aconteceu devido a uma manobra da empresa. A nova data para a assinatura deve ser marcada em breve.

O principal ponto foi a alteração de última hora da cláusula 28, que trata do Plano de Saúde. O assunto está tramitação no Tribunal, onde correm embargos impetrados pela FENTECT para barrar a cobrança de mensalidade do plano. O acordo aprovado deixa a cláusula em aberto para que a definição sobre o plano viesse após a sentença aos embargos.

O Comando Nacional de Negociações, reunido em Brasília, orientou por meio do informe que os trabalhadores se mantenham mobilizados. O estado de greve permanece. Ainda segundo o Comando, se não houver acordo, será marcada uma data para que seja deflagrada uma grande greve geral.

Não se discute retrocesso

A manobra da ECT vai contra a expectativa dos trabalhadores e demonstra o desrespeito da empresa com a categoria e até mesmo com o TST. Durante toda Campanha Salarial, o Comando Nacional de Negociações não mediu esforços para reabrir a discussão do plano de saúde, mas teve as tentativas frustradas com a alegação de que a empresa não poderia fazer nenhuma alteração na Cláusula 28.

Na assinatura do acordo e contrariando tudo que foi dito até então, a direção dos Correios tentou sabotar o ponto de maior impacto na categoria. Com o cancelamento da audiência, é preciso ficarem atentos às orientações do Comando e preparar todos os trabalhadores. Por bem ou por mal a ECT terá que aprender a respeitar os trabalhadores.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br