Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
18 de Agosto de 2020 às 18:37

GREVE DOS CORREIOS TEM ADESÃO DE 70% DOS TRABALHADORES EM TODO O BRASIL

Desde ontem, após realização de Assembleias Nacionais para deflagração de greve, trabalhadores dos Correios de todo o Brasil paralisaram as atividades em uma ampla mobilização nacional contra a retirada de direitos e em defesa da vida de mais de 100 mil trabalhadores. De acordo com estimativas dos Sindicatos Filiados, cerca de 70% dos trabalhadores, tanto do setor operacional, quanto administrativo, aderirem à greve. A grande maioria dos Sindicatos promoveram durante o dia de hoje atividades como atos e manifestações que reafirmaram a unidade e luta pela manutenção dos direitos e em defesa da vida. A FENTECT e toda a categoria agradece o apoio e solidariedade que estão sendo expressadas nas ruas e nas redes sociais nesse grave momento de pandemia onde trabalhadores seguem com a saúde e vida ameaçados pela negligência e descaso da empresa em relação à Covid-19. 

 

A Federação ainda reforça que desde o início da pandemia foi necessário travar uma luta judicial, em guerra de liminares, para garantir equipamentos mínimos, testagem de trabalhadores e afastamento dos grupos de risco. Essa ação negacionista da empresa expõe não só a vida dos trabalhadores, mas também da população. Prova disso é a quantidade de óbitos e trabalhadores contaminados, a qual a empresa vem se negando a fornecer os dados oficiais. A partir de informações encaminhadas pelos sindicatos filiados, a Federação estima mais de 70 óbitos de trabalhadores da ativa vítimas da Covid-19. Muitas agências não possuem ainda a segurança mínima de trabalho, nem de atendimento ao público. A maior prova do descaso da direção dos Correios são as liminares da empresa para derrubar as vitórias que garantiram aos trabalhadores o mínimo de proteção que existe hoje. 

 

A Federação lembra à população de que essa luta é em defesa da vida e pela manutenção de direitos. Esclarecemos ainda que os trabalhadores possuem orgulho do serviço prestado dessa empresa secular, que chega aos rincões do País, e que mesmo com toda a adversidade impostas aos trabalhadores, que arriscam suas vidas para garantir a prestação desse serviço essencial à economia nacional e ao povo brasileiro, segue cumprindo os 30% dos trabalhadores em atividade, previstos em lei. 

 

Pedimos, assim, a compreensão da sociedade nessa luta. Seguimos no aguardo de uma postura correta da empresa, de negociação, para que os trabalhadores não sejam ainda mais penalizados nessa pandemia, assim como a população. Novas assembleias serão realizadas nos estados ao longo da semana, com avaliação de greve. No entanto, a greve deve contar com novas adesões dada a retirada de direitos, prevista no Acordo Coletivo da categoria que teria vigência até 2021, e perdas salariais que chegam a 40% da remuneração, além de direitos como licença maternidade de 180 dias e auxilio para dependentes com necessidades especiais. A nossa luta é pelo Brasil.

 

Assessoria de Comunicação

FENTECT


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br