Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
25 de Junho de 2020 às 18:15

FENTECT repudia medida dos Correios contra trabalhadores

A Superintendência dos Correios do Rio de Janeiro e Gerência de Distribuição lançaram um documento atacando ainda mais os trabalhadores, que estão em home office e fazem parte do grupo de risco. O documento diz que a ECT pretende que os trabalhadores passem a receber em casa caixetas de objetos simples (cartas) para realizar a triagem e organização a fim de que sejam levadas para os Mots (mão de obra temporária) para efetuarem a entrega. 

Essa medida irresponsável, além de colocar os trabalhadores em risco sobre uma maior exposição à contaminação pelo contato com cartas que passam de mão em mão, também se trata de crime infringindo a lei de segurança postal e quebra o sigilo postal garantido pela Constituição Federal.  A ECT já tentou implementar esse plano  na Superintendência da Paraíba e Superintendência do Espírito Santo, mas devido a forte atuação contra  dos sindicatos desses estados a medida foi revogada.

A FENTECT repudia a postura da Superintendência Estadual do Rio de Janeiro e também da GEDIS - RJ por mais essa tentativa de ataques aos trabalhadores ecetistas e orienta que os trabalhadores não recebam as caixetas em suas residências e façam denúncias para o sindicato local e também ao Ministério Público do Trabalho do RJ.

Enquanto dezenas de trabalhadores morrem, a empresa dá continuidade a negligência com a vida de quem trabalha e expõe os trabalhadores e suas famílias ao risco de contaminação pela Covid-19. Seguindo a cartilha da política genocida do presidente Jair Bolsonaro.

A FENTECT continuará lutando contra qualquer medida que ataque a dignidade e vida dos trabalhadores dos Correios e entrará com denúncias no MPT Federal para responsabilizar criminalmente os gestores que procederam com essa orientação do corpo gerencial da ECT e também prisão do superintendente e para GEDIS do Rio de Janeiro, que cometem o crime contra a lei de segurança postal só para atender a política genocida do Floriano Peixoto e BOLSONARO.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br