Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
20 de Novembro de 2018 às 18:10

FENTECT pede a todos consciência e respeito neste 20 de novembro

A FENTECT, nesta terça-feira, dia 20 de novembro, ressalta a importância do Dia Nacional da Consciência Negra, data instituída oficialmente pela Lei n° 12.519, em 10 de novembro de 2011. Apesar da importância do tema, o feriado é celebrado em pouco mais de 10% dos municípios brasileiros. A data coincide com o dia da morte do maior símbolo de resistência contra a escravidão no Brasil, de Zumbi dos Palmares.

Infelizmente, as estatísticas brasileiras demostram que há pouco a ser comemorado, pois a população negra é a mais afetada pelas desigualdades sociais e principalmente pela violência no Brasil. No mercado de trabalho, por exemplo, o abismo se acentua. Pretos e pardos enfrentam mais dificuldades na progressão da carreira, na igualdade salarial e estão mais vulneráveis ao assédio moral.

O cenário nos Correios não é muito diferente. A população negra ocupa os cargos de base, como carteiros, atendentes, operadores de triagem e transbordo e é minoria em cargos de direção da empresa.  Como na estatal, no Brasil, a falta de políticas públicas voltadas para a população negra é o maior entrave a ser enfrentado numa sociedade na qual o negro não tem visibilidade alguma.

Os trabalhadores e trabalhadoras de Correios são os herdeiros dos homens e mulheres escravizados desta nação. Em seus corpos corre o sangue da resistência. Por isso, a luta pela manutenção dos direitos trabalhistas é diária.

Viva Zumbi dos Palmares e Dandara!


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br