Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
10 de Janeiro de 2019 às 20:34

ECT tenta manobra para instalar ponto eletrônico

Novo ano e velhas práticas.

Atendendo ao convite feito pelo vice-presidente da ECT, Heli Siqueira, aos diretores da FENTECT, José Rivaldo e Geraldo Rodrigues participaram no dia de hoje (10), para tratar sobre os seguintes temas sugeridos pela ECT: implantação de ponto eletrônico e DDA. Após apresentadas as alegações da empresa, ficou claro que o objetivo em nada interessava aos trabalhadores e que o intuito da reunião era garantir que a Federação autorizasse a implantação do REP (resistor eletrônico do ponto), de preferência no módulo em que ela fique isenta de fornecer comprovante de registro do ponto.

Para a representação da empresa o objetivo é cortar gastos. Como o tema já havia sido debatido na última reunião colegiada, foi reafirmada a posição da direção da FENTECT em não assinar termo algum que trouxesse prejuízo para categoria. Inclusive foi lembrado que tal tema deveria ser discutido apenas na próxima campanha salarial.

Sobre a DDA (distribuição domiciliar alternada) a ECT fez uma apresentação onde, segundo ela, houve uma redução de tempo de percorrida. Disse ainda que hoje 91% dos CDDs já estão com o DDA implantado e deixaram claro que o objetivo principal do DDA é solucionar a questão da falta de efetivo. Mas é evidente que esta não é a realidade denunciada pelos trabalhadores e constatada pelos clientes de todo país e a FENTECT jamais compactuaria com tal medida que tem gerado sobrecarga e serve de ferramenta para o processo privatista que vem sendo instaurado.

Insegurança no Ceará

A falta de segurança no estado do Ceará, onde a população vem sofrendo com ataques de facções criminosas, também foi abordada. A Federação também reforçou a cobrança feita anteriormente que os Correios apliquem ações que garantam a integridade dos trabalhadores diante deste cenário.

Segundo a ECT foram tomadas medidas de proteção aos trabalhadores. A empresa alega que ampliou o prazo de entrega em sete dias, além da redução da jornada dos trabalhadores para que não estejam em atividade ao anoitecer e descartou a possibilidade de suspensão da entrega.

No entanto a Federação tem recebido denúncias de que, apesar das alegações apresentadas, as ações não estão sendo seguidas pelos gestores e orienta que os trabalhadores não coloquem suas vidas em risco e em caso de pressão da gestão procurem seus sindicatos imediatamente. Na oportunidade a FENTECT também cobrou medidas concretas que garantam a segurança dos ecetistas cearenses de maneira responsável e efetiva.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br