Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
6 de Junho de 2018 às 20:56

Correios podem estar mais perto de alcançar a fidelização da logística pela União e os estados

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou, hoje (6), o Projeto de Lei 7638/2017, com texto dos deputados federais Maria do Rosário (PT) e André Figueiredo (PDT-CE) de Fidelização dos Correios. Embora ainda seja necessária a passagem do PL por algumas comissões, a decisão desta quarta-feira torna mais curto o caminho para que a estatal seja a operadora de logística principal do governo federal e demais governos estaduais do Brasil. O texto foi apresentado como substitutivo, com algumas mudanças, o que pode acelerar a aprovação do PL em Plenário.

O anteriormente denominado PL 6385/2016 havia sido apresentado ainda quando o Figueiredo era ministro das Comunicações, durante a presidência de Dilma Rousseff. Para o parlamentar, agora, ao passar pela comissão e quando for aprovado integralmente, o projeto pode triplicar as receitas anuais dos Correios, que é um patrimônio dos brasileiros, já que mais de 12% dos gastos do governo em compras públicas são com logísticas.

“O projeto é extremamente importante para dar a sustentabilidade necessária para que os Correios possam sair dessas crises que são alardeadas e que muitas vezes são inverídicas. Com a condição de operador preferencial de toda a cadeia de logística do governo federal, da administração pública direta e indireta, vamos trazer economicidade a todos os setores, com custos mais reduzidos”, afirmou.

Segundo a deputada Maria do Rosário, caso essa aprovação fosse obtida em 2017, significaria uma economia de cerca de R$ 20 bilhões anuais nas contas da empresa. Para ela, a recuperação da reputação dos Correios pode espantar a sombra da privatização e do desemprego. “Basta a atitude do governo federal de não contratar mais os serviços privados de entregas e logísticas, também os estados, municípios, parlamentos e o Judiciário, mas optarem pela empresa mais eficiente: Os Correios do Brasil”, destacou.

Tendo em vista que, em diversas ocasiões, a FENTECT e os sindicatos filiados solicitaram auxílio para aprovação de projeto de fidelização entre o governo e os Correios, as entidades agora comemoram essa vitória, que carrega grandes expectativas para os trabalhadores e também para toda a sociedade. Com a valorização e o investimento certo, a empresa de Correios do país poderá manter a magnitude e abrangência que sempre representou para todos os cidadãos.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br