Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
24 de Março de 2020 às 13:26

Comunicado aos sindicatos e aos trabalhadores ecetistas de todo o Brasil

Em reunião ampliada por videoconferência, realizada na noite desta segunda feira, a direção da FENTECT, em conjunto com sindicatos filiados, debateu o grande avanço da pandemia mundial do Covid-19 e seus efeitos na população e nos trabalhadores dos Correios.

Em primeiro lugar, avaliamos a postura negligente e irresponsável com os funcionários, por parte da ECT, que continua não tomando as medidas necessárias para evitar o contágio do novo coronavírus. A empresa sequer cumpriu as medidas anunciadas por ela mesma no informe Primeira Hora, do dia 17 de março. Nesse sentido, decidimos por manter a orientação aos sindicatos e trabalhadores para que não desempenhem qualquer função sem os materiais mínimos exigidos para se evitar a contaminação. Sindicatos de todo país informaram que os trabalhadores atenderam a orientação da FENTECT e seus sindicatos.

Também foi o informado que houve o primeiro óbito de um trabalhador dos Correios, da base de Campinas, por suspeita de contaminação do Covid-19. A FENTECT entende que embora seja um problema global, a atitude da ECT, em manter os funcionários em contato direto com a população, potencializa a possibilidade de contração da doença, colocando em risco a vida dos trabalhadores.

Nesse sentido, a FENTECT decidiu manter uma série de ações, de modo a resguardar a saúde dos trabalhadores de todo Brasil. Entre elas:

a) Manter a orientação aos sindicatos e aos trabalhadores para que não saiam sem terem recebidos os EPIs (álcool em gel individual, sabonete líquido, papel toalha, máscaras e luvas) para evitar a contaminação pelo Covid-19;

b) Que os sindicatos mantenham as denúncias, junto aos órgãos competentes (MPT, Vigilância Sanitária e Justiça do Trabalho) contra a postura negligente da ECT com os funcionários;

c) Exigir o afastamento imediato de todos os trabalhadores do grupo de risco ou que se relacionem com esse grupo;

d) Que a ECT organize, de forma imediata, os serviços essenciais como entrega de remédios, exames, equipamentos relacionados a essas garantias, entre outros, mantendo apenas um efetivo de contingenciamento;

e) Suspender imediatamente os serviços de Correios, exceto os serviços essenciais;

f) A direção da FENTECT e sindicatos filiados continuarem o debate sobre a possibilidade de construção de uma greve AMBIENTAL, em caso de a direção da ECT não cumprir com essas medidas;

g) Apoiarmos todas as mobilizações dos trabalhadores no sentido de garantia de nossa saúde e da população!

A FENTECT reafirma que saúde é coisa séria e com ela não se brinca! Não vamos descansar enquanto todos trabalhadores estiverem protegidos, em isolamento social, apenas mantendo os serviços essenciais para garantir apenas entregas de remédios, vacinas e outros que possam contribuir para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus. Nossas vidas valem mais do que o lucro que a ECT que ter de forma oportunista em meio essa crise humanitária mundial.

A FENTECT fará nova reunião de avaliação na quarta-feira, às 17h, por videoconferência. Reforçamos novamente que os trabalhadores não assinem qualquer documento de recusa ao trabalho, fornecido pela empresa.

Continuem acompanhando nossas redes!

Arquivos para baixar