Notícias FENTECT

home » Notícias FENTECT
28 de Junho de 2018 às 18:18

Comando de Negociação reafirma proteção às mulheres em acordo coletivo

Os diretos das mulheres foram tema de mais uma negociação coletiva. O Comando de Negociação da FENTECT compareceu ao encontro, que foi realizado na manhã dessa quarta-feira (27). Entre as pautas, estava a inclusão no acordo coletivo de temas em benefício das mulheres que trabalham nos Correios, tais como a promoção da saúde no trabalho e o combate ao assédio sexual e moral.

As cláusulas discutidas na reunião entre os sindicalistas e os representantes dos Correios normatizam questões como licença maternidade, período de amamentação durante o expediente e promoção da equidade de gênero e combate ao sexismo.

As mulheres representam cerca de 23% da força de trabalho dos Correios. Para o Comando, é necessário que a empresa reforce as políticas de proteção feminina. A Secretária da pasta das Mulheres, Lucila Pereira defende que a instituição tenha um cuidado especial para com as trabalhadoras.

"Por estarem em uma quantidade menor, as mulheres têm a tendência de sofrer bem mais com assédio moral e sexual. Por isso, vamos lutar para ter um acordo que garanta uma maior proteção às mulheres", defende Lucila. A secretária frisou que as políticas de proteção que venham ser desenvolvidas pela empresa não podem conduzidas por chefias que são autoras de assedio.

Os Correios sugeriram manter o conteúdo das cláusulas discutidas, que estão no atual acordo coletivo. Segundo a integrante da equipe responsável pelo programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos dos Correios, Ângela Rosa, a empresa está na vanguarda da garantia dos direitos das mulheres.

Apesar disso, a secretária da FENTECT reiterou que o acordo coletivo pode avançar ainda mais para proteger as trabalhadoras da instituição. "Nós entendemos que as nossas propostas não trazem prejuízos financeiros aos Correios, muito pelo contrário. Quanto mais o trabalhador ficar satisfeito, a tendência é a sua produtividade aumentar", afirmou.


Outras Notícias

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br