Jornal da FENTECT

home » Jornal da FENTECT
6 de Junho de 2019 às 11:44

Audiência Pública debate o fortalecimento dos Correios

Créditos: FENTECT/ Heitor Lopes
Trabalhadores participam de Audiência Pública sobre o fortalecimento da ECT
FENTECT/ Heitor Lopes

Secretário Geral da FENTECT chamou a atenção para a falta de alinhamento entre empresa e Governo que confunde os trabalhadores sobre a privatização 

Na tarde desta quarta-feira (05) as Comissões de Legislação Participativa e de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara Federal realizaram uma Audiência Pública para debater o fortalecimento dos Correios. A FENTECT participou representando os trabalhadores, além da Findect e do presidente da ECT - general Juarez Aparecido Cunha - também participaram representantes de associações ecetistas e do governo.

O secretário geral da FENTECT, José Rivaldo da Silva, questionou os presentes sobre a falta de coerência entre os atores do governo que deseja privatizar a ECT e a presidência da empresa que diz defender um modelo não privatista, mas tem prejudicado as relações de trabalho, sobrecarregando os trabalhadores, fechando unidades e apostando, por exemplo, em agências modulares que fere a função social dos Correios.

Veja a fala do Secretário Geral da FENTECT:

Presidenta do SINTECT-DF e atual secretária de mulheres da FENTECT, Amanda Corcino também ressaltou a importância de debates como o que foi proposto na Câmara e a participação de diversos deputados que passaram pela audiência para manifestar solidariedade e lado na defesa dos Correios como empresa estatal.

Amanda falou sobre as consequências imediatas de uma possível privatização como o aumento dos preços dos serviços prestados e lembrou a falta de efetivo que tem sobrecarregado os trabalhadores e terceirização, além do fechamento de unidades sem critérios que prejudica a entrada de recursos na empresa e restringe o acesso da população a um serviço fundamental garantido constitucionalmente.

Por fim, Amanda também reafirmou a importância da organização dos trabalhadores e do calendário da federação: “Não vamos assistir calados o desmonte da nossa empresa e a privatização. Quero convidar cada trabalhador desse país – não como categoria, mas como classe trabalhadora – a participar da greve geral dia 14 de junho a favor das nossas aposentadorias, a favor da educação e contra esse projeto de desmonte das empresas públicas que tá sendo implementado por esse governo!”.

A audiência pública foi uma iniciativa conjunta das comissões e de parlamentares da oposição que compreendem os Correios e as empresas estatais como estratégicas para o desenvolvimento nacional. Durante a atividade passaram pelo auditório diversos deputados como os membros das Comissões proponentes Leonardo Monteiro (PT-MG), Patrus Ananias (PT-MG), Glauber Braga (PSOL-RJ) e Érika Kokay (PT-DF), além de Mauro Nazif (PSB-RO), Orlando Silva (PC do B-SP) e Perpétua Almeida (PC do B-AC), Rogerio Correia (PT-MG), Reginaldo Lopes (PT-MG), Maria do Rosário (PT-RS) e Bohn Gass (PT-RS).

 

Veja a íntegra da Audiência Pública:

 

Galeria de Fotos


Outras Notícias

- 8 de Dezembro de 2011 às 19:00

Assinado contrato do Vale-Drogaria

- 8 de Dezembro de 2011 às 19:00

Clipping FENTECT edição nº 266

- 7 de Dezembro de 2011 às 18:00

Clipping FENTECT edição nº 265

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares - FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 - Brasília/DF - CEP:70393-900 - Fone/Fax:(61) 3323-8810 - fentect@fentect.org.br